É um nome estranho e diferente, eu sei.
Mas é o nome do meu blog, e tem um porquê. Tudo sempre tem um porquê, aliás passo horas perguntando os porquês de muitas coisas, e na maioria das vezes sempre encontrei as respostas em mim mesma ou então entre as linhas de algum livro.
Por este motivo: CHARTAPACIA!
Esta é a possível origem da palavra Cartapácio: um livro grande e antigo, um alfarrábio, uma coleção de manuscritos em forma de livros.
Do latim medieval chartapacĭa-, de charta pacis, «documento da paz».
O livro da imagem acima chama-se Sacramental, é o livro mais antigo impresso em Língua Portuguesa.
“Foi escrito por Clemente Sánchez de Vercial, um homem que viveu entre o século XIV e o XV. A primeira impressão portuguesa teria ocorrido em Chaves em 1488. Foi um dos livros mais lidos durante o século XV, tendo sido proibido pela Inquisição no século XVI e consequentemente queimado.
Teve várias edições impressas em língua castelhana e portuguesa.
O Sacramental é um depositário da forma como deve viver o homem medieval, tratando a alimentação, as relações familiares, as relações sociais, a relação com Deus, o trabalho, o descanso, a saúde, a doença e a sexualidade, o que faz dele um documento indispensável para o estudo da sociedade medieval portuguesa.”
Texto e imagem, ajudam bastante a entender o que quero fazer aqui, na verdade, ajudam a tentar explicar um pouco do que faço, um pouco do que sou e do que tento realizar com minha escrita.
Talvez não faça muito sentido agora, mas se você ler alguns dos meus textos, vai entender o que quero dizer.
Aqui você encontra as informações sobre o Sacramental, o texto sobre o livro é de autoria de José Barbosa Machado.
Bem-vindos.
Commentaires