top of page
  • Foto do escritorTaís

Por que Chartapacia?


É um nome estranho e diferente, eu sei.

Mas é o nome do meu blog, e tem um porquê. Tudo sempre tem um porquê, aliás passo horas perguntando os porquês de muitas coisas, e na maioria das vezes sempre encontrei as respostas em mim mesma ou então entre as linhas de algum livro.


Por este motivo: CHARTAPACIA!


Esta é a possível origem da palavra Cartapácio: um livro grande e antigo, um alfarrábio, uma coleção de manuscritos em forma de livros.

Do latim medieval chartapacĭa-, de charta pacis, «documento da paz».

O livro da imagem acima chama-se Sacramental, é o livro mais antigo impresso em Língua Portuguesa.


“Foi escrito por Clemente Sánchez de Vercial, um homem que viveu entre o século XIV e o XV. A primeira impressão portuguesa teria ocorrido em Chaves em 1488. Foi um dos livros mais lidos durante o século XV, tendo sido proibido pela Inquisição no século XVI e consequentemente queimado.

Teve várias edições impressas em língua castelhana e portuguesa.

O Sacramental é um depositário da forma como deve viver o homem medieval, tratando a alimentação, as relações familiares, as relações sociais, a relação com Deus, o trabalho, o descanso, a saúde, a doença e a sexualidade, o que faz dele um documento indispensável para o estudo da sociedade medieval portuguesa.”


Texto e imagem, ajudam bastante a entender o que quero fazer aqui, na verdade, ajudam a tentar explicar um pouco do que faço, um pouco do que sou e do que tento realizar com minha escrita.

Talvez não faça muito sentido agora, mas se você ler alguns dos meus textos, vai entender o que quero dizer.


Aqui você encontra as informações sobre o Sacramental, o texto sobre o livro é de autoria de José Barbosa Machado.

Bem-vindos.


24 visualizações0 comentário
bottom of page